terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tico-Tico na Holanda


A frequentar, por iniciativa pessoal, um curso da UEFA de nível B

O ex-capitão dos Mambas, Tico-Tico, encontra-se, desde passado sábado, na Holanda, a frequentar, por iniciativa pessoal, um curso da UEFA de nível B. Tico-Tico, que terminou o seu contrato com o Desportivo de Maputo no dia 31 de Julho, foi um dos nomes propostos por Mart Nooij, seleccionador nacional, para o cargo de adjunto dos Mambas, mas a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) recusou-se, por o mesmo não ter qualificações para o efeito.

Mas, durante as negociações entre Mart Nooij e a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), ficou acordado que Tico-Tico desempenhasse as funções de team manager, isto é, que funcionasse como elo de ligação entre os jogadores, treinadores e direcção da FMF. Tal situação, segundo frisou Filipe Lucas Johane, secretário-geral da FMF, durante a conferência de imprensa realizada ontem, poderá acontecer logo que o ex-internacional moçambicano regressar do país das tulipas, no próximo dia 26 de Agosto.

“Tico-Tico devia ter seguido quinta-feira, mas tal só veio a acontecer sexta-feira, devido a questões relacionadas com o visto”, indicou. Johane disse ainda que “este um elemento com que Mart Nooij conta para compor a equipa técnica como assistente, porque a FMF disse que ele não podia ser treinador-adjunto, por não ter qualificações. E segundo as negociações que houve entre a direcção da FMF e o seleccionador nacional, Tico-Tico deverá ser aquilo que chamamos de team manager. Foi à Holanda fazer formação, mas não como team manager. Quando voltar, e se chegarmos a acordo, poderá desempenhar estas funções”.

Por O Pais

Moçambique bronzeado no Egipto

Rescaldo do “Afrobasket” feminino na categoria de sub-18

A selecção nacional de basquetebol feminino, na categoria sub-18, conquistou a medalha de bronze no recém-terminado campeonato africano da categoria, prova que teve lugar no Cairo, Egipto. As “donas da casa” não facilitaram, vencendo a prova após derrotarem, na final, a Nigéria, por 63-62, qualificando-se, desta forma, para o campeonato mundial sub-19, em 2011. Para arrecadar a medalha de bronze, a selecção nacional bateu, no jogo de atribuição de terceiro e quarto lugares, a sua similar do Mali, por 61-48.

Embora não tivesse conquistado o certame, a delegação moçambicana teve uma recepção calorosa por parte de familiares e dirigentes da Federação Moçambicana de Basquetebol. Francisco Mabjaia, presidente da federação, fez questão de se dirigir ao Aeroporto Internacional de Maputo para receber as atletas, que, de resto, dignificaram o país.

Feitas as contas, Moçambique disputou seis jogos na prova. Ganhou quatro e perdeu dois.

Na fase de grupos, ou seja, primeira, a selecção nacional de basquetebol feminino perdeu com Nigéria (66-48). depois derrotou o Mali (57-49); RDC (20-0), portanto, falta de comparência. Finalmente, levou a melhor sobre a Costa do Marfim (52-45).

Na fase “a doer”, ou se preferirem a eliminar, bateu o Senegal nos quartos-de-final, com o resultado de 51-38, mas baqueou nas meias-finais diante da poderosíssima selecção do Egipto, por claros 80-45. Depois, bateu o Mali por 61-48.

Benezita e Sandra marcam a diferença
A base-armadora Benezita foi um dos destaques da selecção nacional. Benezita desiquilibrou com fortes penetrações e furou a aguerrida defesa maliana.

Com uma capacidade de fazer o passe no timing certo, conseguia colocar as suas colegas em situações vantajosas para concretizar jogadas de dois pontos e, porque não dizê-lo, triplos.

Quer dizer, foi, qual Deolinda Carmen Ngulela, a senhora das assistências. Ademais, carregou a equipas às costas, em alguns momentos. A brilhante e promissora jogadora deixou ficar a suas qualidades no Arena-4 do Cairo Stadium.

Benezita foi uma das jogadoras mais utilizadas. No jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, contabilizou 36.19 minutos e marcou 16 pontos. O seu aproveitamento na linha de lances livres foi de 50%. Esteve igualmente em bom plano quando marcou um triplo que fez Moçambique distanciar-se do Mali no marcador.

O Afrobasket do Egipto teve a duração de dez dias e catalizou as atenções dos amantes do basquetebol.

Foram dias de muita animação, confraternização e troca de experiência. No final, todos foram unânimes em reconhecer a boa capacidade organizativa do Egipto.

sábado, 7 de agosto de 2010

Adriano é inocentado em inquérito sobre tráfico de drogas


A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira (6) que não foram encontrados elementos para indiciar o ex-atacante do Flamengo, Adriano, em um inquérito que apurava se o jogador havia repassado R$ 60 mil para a quadrilha comandada pelo traficante Fabiano Atanásio da Silva, o FB, que controla a venda de drogas na favela Vila Cruzeiro, na Penha, na zona norte.Já concluído, o inquérito foi repassado ao Ministério Público Estadual, que ainda não se pronunciou.

Em depoimento, Adriano afirmara que deu dinheiro apenas para a compra de cestas básicas que foram usadas em uma festa em comemoração ao dia das crianças na comunidade, onde nasceu e foi criado. A ajuda, no entanto, foi pedida a ele por pessoas ligadas ao traficante, fato confirmado pelo próprio jogador, segundo o delegado Luiz Alberto de Andrade, que comandou as investigações.

Adriano também é investigado por ter posado para fotografias fazendo gestos que representam as iniciais de uma facção criminosa. As fotos foram feitas na Itália, em 2007. O atacante, atualmente, defende a Roma, da capital italiana.

Por R7

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ronaldinho e Thiago Silva são inegociáveis, avisa o Milan


O Milan emitiu uma nota em seu site oficial nesta sexta-feira (6), confirmando mais uma vez que o meia-atacante Ronaldinho e o zagueiro Thiago Silva são absolutamente inegociáveis.

Assim, o clube afasta as possibilidades de venda dos dois jogadores e desmente que eles estejam próximos de um acerto com algum outro clube. Na quinta-feira (5), o canal de TV BAND afirmou que o Palmeiras já conseguiu metade do dinheiro pedido pelo Milan para liberar o jogador, por R$ 18 milhões (8 milhões de euros).

O Palmeiras procura novos parceiros para conseguir o restante do dinheiro. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, as empresas Parmalat e HSBC estão cogitadas para entrar no negócio. Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, o Los Angeles Galaxy, time de David Beckham, também está interessado no craque.

Mas o comunicado do Milan é como um banho de água fria nos dois clubes. O presidente da equipe italiana, Silvio Berlusconi, já demonstrou sua vontade em renovar com Ronaldinho por mais três anos. O zagueiro Thiago Silva, que interessa ao Real Madrid, afirmou que não tem interesse de deixar a Itália, porque se sente bem no time rubro-negro.

Na semana retrasada, Berlusconi disse que recebeu uma proposta pelo jogador por parte do Real Madrid, mas que recusou. Desse modo, tanto Thiago Silva como Ronaldinho devem mesmo permanecer no Milan por pelo menos mais uma temporada.

Namorada de goleiro é presa na casa de Macarrão

Fernanda Gomes Castro, suposta amante do goleiro Bruno, deixou o Departamento de Investigações de Belo Horizonte por volta das 21h50 desta quinta-feira (5) e seguiu para a Penitência Feminina Estevão Pinto, na capital mineira, onde também está presa a mulher do atleta, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza. Fernanda estava escondida no apartamento de Macarrão - amigo de Bruno -, em Belo Horizonte, e foi presa na tarde desta quinta.

A jovem deixou a delegacia chorando e não quis falar com a imprensa. Mais cedo, ela foi acompanhada por policiais civis até o IML (Instituto Médico Legal) onde fez exame de corpo de delito. Fernanda estava sem a presença de seu advogado, Ércio Quaresma.

Na saída do DI, a delegada Ana Maria dos Santos afirmou que Fernanda não fez exame de sangue no IML. A defesa da acusada disse que a jovem poderia estar esperando um filho de Bruno.

No momento em que a jovem foi presa, Quaresma estava ao vivo em um programa de televisão dizendo que jamais apresentaria a sua cliente.

Fernanda é uma das acusadas de estar envolvida no desaparecimento de Eliza. A polícia do Rio a procurava em vários endereços da capital fluminense, desde o início desta manhã. Ela era considerada foragida da Justiça.

Também nesta quinta, a Justiça decretou a prisão preventiva de Bruno Fernandes, goleiro suspenso do Flamengo, e de outros oito acusados de participar do desaparecimento de Eliza Samudio

A prisão foi solicitada na quarta-feira (4) pelo promotor Gustavo Fantini, que a encaminhou à Justiça juntamente com a denúncia contra o grupo. Bruno e outros sete acusados estão detidos desde o início de julho, quando tiveram a prisão temporária decretada. O prazo da temporária terminou nesta quinta-feira. Caso a Justiça não tivesse decretado a preventiva, o grupo poderia ser solto na sexta-feira (6).

O advogado Ércio Quaresma, que defende o goleiro Bruno e outros sete acusados, disse à reportagem que não tinha ciência da decisão da Justiça e que soube da determinação pela imprensa.

- Sei de tudo por último. A defesa está como marido traído. Pretendemos recorrer a todas as instâncias do poder judiciário. Primeiro ao Tribunal de Justiça, depois ao Superior Tribunal de Justiça e, se for necessário, ao Supremo Tribunal Federal, mas não acredito que seja necessário.

Denúncia



http://www.hojeemdia.com.br/polopoly_fs/fernanda-1.154655!image/2126223546.jpg_gen/derivatives/landscape_250/2126223546.jpg

Na tarde da quarta-feira, o promotor ofereceu a denúncia contra o grupo no Fórum de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. No documento, Castro denuncia Bruno Fernandes; Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão; Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, ex-mulher de Bruno; Fernanda Gomes de Castro, amante de Bruno; Sérgio Rosa Sales, o Camelo; Elenilson Vítor da Silva; Wemerson Marques de Souza, o Coxinha; e Flávio Caetano de Araújo por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado na forma qualificada, ocultação de cadáver e corrupção de menor majorada.

Marcos Aparecidos dos Santos, o Bola, foi denunciado por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.